A nossa sala do 3º ano
Os 1° e 2° anos deram passos importantes em direção às relações mais sistematizadas do processo de escolarização e consolidaram o processo de alfabetização e capacidade leitora dos alunos.
O 3° ano traz o desafio de evoluir a competência leitora e desenvolver a competência de interpretação textual dos alunos, propiciando a oportunidade de ampliação de repertório e preparação para os anos finais do Ensino Fundamental I. Na Matemática, os alunos são desafiados com conceitos relacionados à multiplicação e divisão, praticando situações-problemas que desenvolvem o pensamento crítico e o raciocínio lógico.
As aprendizagens que o 3° ano proporciona são significativas e cheias de propósito, buscando estimular as múltiplas inteligências da criança e contribuindo para a sua formação integral.
Alguns de nossos alunos vivenciando o 3° ano:



A equipe pedagógica
Os alunos do 3º ano têm aulas ministradas por professora polivalente, com formação em pedagogia, auxiliada por uma assistente de pátio.
As aulas complementares são dadas por professores especialistas, com graduação e pós-graduação em suas áreas de atuação. São elas: Inglês, Educação Física, Teatro, Música, Arte, Filosofia (Capela) e G21.
Além da equipe docente, os alunos são acompanhados de perto pela equipe técnica gestora: direção e coordenação.
O acompanhamento do rendimento escolar é contínuo, com a possibilidade de aulas de apoio individual aos alunos que necessitem.
Matriz Curricular


Projetos Pedagógicos

O G21 é um projeto socioemocional e nossos alunos ocupam o papel de protagonistas de nossas expedições,
tendo como apoio fundamental e indispensável mediação de nossos professores. As expedições são assuntos
instituídos e trabalhados em aula, dentro da grade curricular. Elas partem de um “problema do mundo real”
constatado e proposto, do qual surge uma “questão norteadora” que guiará o percurso investigativo, resultando na “conquista”, que se firma como o produto final de cada assunto. O G21 é devidamente formatado pensando em cada faixa etária e no contexto vivido, pois “nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo” (BNCC).

O Ler é uma Aventura é um convite ao mundo maravilhoso da leitura. Faz parte dos objetivos deste projeto desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto, estimulando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural de nossos alunos, além de ser um grande incentivo à imaginação e criatividade. Ao ler, podemos imaginar os personagens, os cenários e embarcar nesta grande aventura que a leitura nos proporciona. Semanalmente, os alunos são incentivados a escolher um livro para leitura e compartilhar com os amigos, por meios das fichas, o que descobriram e aprenderam.

Este projeto é uma ferramenta para contribuir com o processo de aquisição da escrita e coordenação motora, trabalhando a ortografia e a grafia por meio da associação com a prática da caligrafia, estimulando o traçado legível das letras e o senso estético. A diversidade de textos e atividades interativas, apresentados de maneira dinâmica, atrativa e lúdica, contribui para a leitura e a escrita corretas e para a aplicação de conceitos gramaticais.

A sala do 3° ano é a responsável por conduzir a parte teatral dos nossos espetáculos de final de ano. É uma vivência que possibilita aos alunos colocar em prática tudo o que aprenderam ao longo das séries anteriores nas diferentes disciplinas, além de proporcionar a eles resiliência, senso de responsabilidade e compromisso.
O 3º Ano tem também
Horário do 3º ano:
Manhã: das 07h15 às 12h15 | Às sextas a saída é 11h30
Tarde: das 13h15 às 18h15 | Às sextas a saída é 17h30