A nossa sala  do 4º ano

Os alunos ingressantes do 4° ano cumpriram o primeiro bloco do Ensino Fundamental I, que são as salas do 1° ao 3° anos. Muito foi conquistado: alcançaram o mundo letrado, desenvolvendo as competências leitoras, de interpretação de textos e resolução de situações-problema.
Os dois anos finais do Fundamental I são desafiadores para os alunos, pois os conteúdos passam a ser mais complexos, densos e distantes da realidade vivida por eles. Por este motivo, o estudo além da sala de aula passa a ser cada vez mais necessário para o bom desempenho escolar.
Nesta fase, a criança está mais madura cognitiva e emocionalmente, podendo assumir maiores responsabilidades sobre seus estudos. É um momento oportuno para se desenvolver hábitos de organização e estudo. A parceria família e escola continua sendo fundamental nesta etapa escolar para que o aluno se sinta seguro em vivenciar novos desafios.

Alguns de nossos alunos vivenciando o 4° ano:

A equipe pedagógica

Os alunos do 4° ano têm aulas ministradas por professora polivalente, com formação em pedagogia e auxiliada por uma assistente de pátio. As aulas complementares são ministradas por professores especialistas, com graduação e pós-graduação em suas áreas de atuação. São elas: Inglês, Educação Física, Teatro, Música, Arte, Filosofia (Capela) e G21. 
Além da equipe docente, os alunos são acompanhados de perto pela equipe técnica gestora: direção e coordenação.
 
O acompanhamento do rendimento escolar é contínuo, com a possibilidade de aulas de apoio individualpara os alunos que necessitem.

Matriz Curricular

Projetos Pedagógicos

O G21 é um projeto socioemocional e nossos alunos ocupam o papel de protagonistas de nossas expedições,
tendo como apoio fundamental e indispensável mediação de nossos professores. As expedições são assuntos
instituídos e trabalhados em aula, dentro da grade curricular. Elas partem de um “problema do mundo real”
constatado e proposto, do qual surge uma “questão norteadora” que guiará o percurso investigativo, resultando na “conquista”, que se firma como o produto final de cada assunto. O G21 é devidamente formatado pensando em cada faixa etária e no contexto vivido, pois “nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo” (BNCC).

Trata-se da leitura de livros paradidáticos pré-selecionados. Todos os alunos lerão os mesmos livros ao longo do ano letivo e desenvolverão projetos que ampliam a visão de mundo de cada um deles. Também faz parte dos objetivos do Ler faz bem! desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação produção de texto, estimulando nos alunos uma postura de leitores críticos e participativos.

Horário do 4º ano:

Manhã: das 07h15 às 12h15 | Às sextas a saída é 11h30

Tarde: das 13h15 às 18h15 | Às sextas a saída é 17h30

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