A nossa sala  do 5º ano

Este é o último ano do Ensino Fundamental I, que tem como propósito desenvolver as competências e habilidades essenciais do estudante, propiciando uma base sólida para os próximos ciclos da educação. 
Nesta fase, a criança está mais madura cognitiva e emocionalmente, podendo assumir maiores responsabilidades sobre seus estudos.
É um momento oportuno para se desenvolver hábitos de organização e estudo. Também é um período de mudanças: o final da infância e o início da pré-adolescência. Assim como no início da infância, há diferenças entre o desenvolvimento e a maturidade dos alunos; uns mais próximos da
pré-adolescência e outros ainda vivenciando o lúdico da infância. Este é o principal desafio do 5° ano: a convivência, respeitando e valorizando as diferenças. A parceria família e escola continua sendo fundamental nesta etapa escolar para que o aluno se sinta seguro em vivenciar novos desafios.

Alguns de nossos alunos vivenciando o 5° ano:

Matriz Curricular

Projetos Pedagógicos

MundoMaker é uma escola de inovação e tecnologia que surgiu com a intenção de proporcionar experiências de aprendizagem que ajudem crianças a despertar seus potenciais criativos e empreendedores. As práticas são embasadas na Educação Integral e na Aprendizagem Criativa e em valores como Acolhimento, Respeito, Empatia e Segurança (ARES). Semanalmente, nas aulas em nossa oficina Maker, os alunos são constantemente estimulados à criatividade e inventividade em processos compartilhados, em que a criança se torna o principal agente na construção do próprio caminho de aprendizagem, com paixão, divertimento e significado.

O G21 é um projeto socioemocional e nossos alunos ocupam o papel de protagonistas de nossas expedições,
tendo como apoio fundamental e indispensável mediação de nossos professores. As expedições são assuntos
instituídos e trabalhados em aula, dentro da grade curricular. Elas partem de um “problema do mundo real”
constatado e proposto, do qual surge uma “questão norteadora” que guiará o percurso investigativo, resultando na “conquista”, que se firma como o produto final de cada assunto. O G21 é devidamente formatado pensando em cada faixa etária e no contexto vivido, pois “nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo” (BNCC).

Trata-se da leitura de livros paradidáticos pré-selecionados. Todos os alunos lerão os mesmos livros ao longo do ano letivo e desenvolverão projetos que ampliam a visão de mundo de cada um deles. Também faz parte dos objetivos do Ler faz bem! desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação produção de texto, estimulando nos alunos uma postura de leitores críticos e participativos.

Viagem ao Sítio Carroção e Formatura: Como um marco de passagem entre a infância e a adolescência,
propomos uma viagem ao Sítio Carroção a realização da Formatura de conclusão do Ensino Fundamental I para
celebrar todas as conquistas e o desenvolvimento trilhado até aqui.

Horário do 5º ano:

Manhã: das 07h15 às 12h15

Às sextas a saída é 11h30

Rolar para cima